Fique por Dentro

Pará vai fornecer gás natural a partir de 2024

A Companhia de Gás do Pará já está autorizada a iniciar a distribuição do GN a partir das suas instalações em Barcarena, nordeste do Estado.

A Companhia de Gás do Pará deve iniciar a distribuição de Gás Natural no Estado a partir do primeiro trimestre de 2024. Na última sexta-feira, 12, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) autorizou a operação da rede de distribuição de gás natural da Cia, localizada em Barcarena. 

No documento de concessão da licença de operação, a Semas informa algumas medidas que precisarão ser cumpridas pela Companhia, de acordo com as normas ambientais vigentes, em um prazo de 30 dias. Tais como programas de monitoramento da fauna, flora e efluentes, além da absorção da mão de obra local e entre outras medidas. 

A empresa Alunorte é a primeira cliente da Gás do Pará que irá receber o GN através da central de distribuição da Cia até às suas instalações, por meio de um gasoduto de 1.1km e 26 polegadas de diâmetro. 

Atribuições - A Companhia Gás do Pará é uma distribuidora de economia mista, tendo o Estado como acionista controlador e participação da iniciativa privada. A Cia receberá o gás natural da New Fortress Energy, fará o beneficiamento e distribuirá pelos seus gasodutos, além de ser a responsável pela distribuição e comercialização de gás canalizado, podendo ainda explorar outras formas de distribuição de gás natural ou manufaturado, inclusive comprimido ou liquefeito, de produção própria ou de terceiros, nacional ou importado, para fins comerciais, industriais, residenciais, automotivos e de geração termelétrica.

A Companhia vai proporcionar, em uma etapa posterior, uma alternativa energética com custo competitivo também para os segmentos comercial e residencial.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento descrito em nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Estou de acordo